Como conversar sem falar de pandemia
Será que isto é possível? Neste texto eu sugiro alguns tópicos para conversas que não tocam nos assuntos envolvendo a pandemia. Esta lista foi criada a partir da minha própria experiência ao fazer vídeo chamadas com amigos e familiares.
Imagine o cenário: você tem um tempo livre e quer falar com alguém da sua família ou com uma amiga. Você sente saudade daquela pessoa e quer saber como ela está, o que anda fazendo.
Só tem um problema: vocês estão no meio de uma pandemia e além de não ter muitas novidades ou coisas empolgantes para contar, vocês estão cercadas de notícias ruins, acontecimentos que deixam vocês tristes e chateadas e está todo mundo contando as horas para os casos diminuírem e a sua vez de ser vacinada chegar.
Imagino que sua vida deva estar bem parecida com a minha e é bem provável que esteja assim.
Quero deixar claro que esta sugestão de tópicos não tem a intenção de forçar ninguém a ignorar e engolir sentimentos desconfortáveis, problemas decorrentes da pandemia , ou qualquer outro tipo de situação difícil que você possa estar passando.
Muito pelo contrário, eu sou totalmente a favor de procurar ajuda profissional para lidar com essas coisas e procurar apoio na família e nos amigos.
Essa é uma sugestão para aqueles dias onde o que você precisa é uma conversa “normal” porque o ponto de saturação dos assuntos ligados à pandemia já foi ultrapassado faz tempo.
Às vezes nossas conversas podem aumentar a sensação de que o tempo não passa e que as coisas não avançam
Eu decidi criar esta lista depois de várias conversas com familiares e amigos em que, mesmo depois de ficarmos dias sem conseguirmos nos falar (eu moro na Irlanda e muitas das pessoas que amo estão no Brasil) parece não existir assunto que não seja exatamente as mesmas respostas, para as mesmas perguntas feitas no último ano:
- Como está o número de casos de infectados por aí?
- Está tudo fechado ainda?
- Você ainda está trabalhando de casa?
- Você já voltou a trabalhar?
- Como estão as políticas de resolução da pandemia onde você mora?(e qualquer tópico envolvendo pandemia e política).
- Alguém que você conhece ficou doente?
- Como estão as vagas de hospitais por aí?
- Como está a vacinação na sua região?
- Você sabe de uma previsão de quando as coisas vão reabrir/voltar ao normal?
- Quando você acha que vai poder viajar/ sair mais de casa novamente?
Por essas perguntas já deu para ter uma idéia, né? Imagino que você deva ouvir perguntas bem parecidas e se quiser me contar nos comentários eu gostaria muito de saber se com você acontece o mesmo.
Eu entendo que provavelmente as pessoas não fazem por mal e que estamos todos tão imersos nessa situação que muitos de nós nem percebemos que estamos fazendo essas mesmas perguntas de novo e de novo.
Basta um pouco de atenção e de autossugestão com lembretes mentais para fazer diferente da próxima vez.
Uma lista de sugestões como ponto de partida
Então vamos à lista!
- Você fez algum prato diferente essa semana? Pediu algo diferente para comer? Como foi?
- Você está assistindo alguma série de tv? O está achando dela?
- Você está aguardando o lançamento de algum filme?
- Que tipo de filme você tem visto ultimamente?
- Tem algum filme ou série para me recomendar? Porque?(lembre de avisar pra não te darem spoilers… rsrsrs)
- Você começou/retomou algum hobbie?
- Quem você tem seguido nas redes sociais?
- Você tem lido algum livro legal? Pode me recomendar alguma leitura?
- Você tem planos de viagem? Para onde gostaria de ir e porque?
- Você está envolvida em algum projeto fora do trabalho? O que é, como está indo?
- Qual é a coisa que você mais está gostando de fazer ultimamente?
Vocês também podem falar sobre esportes, seus jogos favoritos, que tipo de música têm ouvido, enfim, se você tiver mais ideias fique a vontade para escrever suas sugestões na sessão de comentários abaixo.
Se eu fizer isso, não vai parecer forçado ou artificial?
É importante mencionar também que você não precisa chegar para a pessoa com sua lista de tópicos e dizer para ela que vocês só vão falar sobre esses assuntos, como se fosse uma reunião de trabalho super formal!
Uma ótima forma de conduzir conversas e ajudar a pessoa a sair daquele assunto é tomar a iniciativa e você mesma introduzir os tópicos (acontece muito em conversas que tenho com alguns familiares).
Eu sei que é clichê, mas acho importante lembrar: estamos todos e todas sendo afetados pela pandemia, mas isso não quer dizer que nossa vida e a vida das outras pessoas tenha que ser só isso, o tempo todo, todas as horas e minutos do dia.
Leve um pouco de “vida” para as pessoas quando puder, ajude elas com o pouco que puder, ou peça a elas que façam o mesmo por você.
Uma boa conversa já é de grande benefício, acredite.
Enquanto isso eu por aqui, desejo de coração, dias melhores para você e os seus.
Uncategorized amizade dicas de conversa família qualidade de vida socializar
Bruxa Asgard Visualizar tudo →
Atriz, Jornalista, Professora e Tradutora. Bruxa eclética, trabalho com tarot e radiestesia. Podcaster do Bruxas em Dublin e Aquariana.